O que é o Termo“Mundo VUCA”nos negócios ?

Tempo de leitura: 12 minutos

Quer saber o que é o Termo mundo VUCA e como ele vem sendo utilizando pelas grandes corporações? Então se prepare, pois, esse post foi feito exclusivamente para você.

Aqui irei lhe apresentar o conceito do termo, assim como apresentarei maneiras que a sua empresa tem para se adaptar a esse novo mundo.

Vamos lá?

O que é o Termo “VUCA”?

VUCA é uma sigla em inglês, onde cada uma das letras representa um conceito que ajuda a descrever o mundo atual, que sempre se desenvolve e tem diversas facetas.

Mundo VUCA

São elas:

  • Volatility (Volatilidade);
  • Uncertainty (Incerteza);
  • Complexity (Complexidade);
  • Ambiguity (Ambiguidade).

Mesmo utilizada dentro do mundo corporativo, esse é um termo que se originou no universo militar.

Durante a década de 1990, o exército americano começou a utilizar o termo VUCA para que pudessem descrever rapidamente os contextos e cenários de guerra que eles poderiam enfrentar ao longo do caminho.

Assim, com essa previsibilidade, eles poderiam desenvolver planos de contingência, onde poderiam agir de acordo com cada uma das situações.

Com o atentado de 11 de Setembro, o cenário instável passou a ser rotineiro na vida de pessoas que atuavam na força de segurança americana.

Entretanto, ficou nítido que o contexto não afetava somente as forças armadas, já que empresas e pessoas estão inseridas no mesmo mundo.

O teórico polonês chamado Zygmunt Bauman descreveu em 1992 que vivemos em uma sociedade onde nada nela é fixo, tudo é passível de mudança, o que significa que o mundo precisa acompanhar as mudanças que acontecem.

O mundo empreendedor passou a considerar o termo VUCA por volta de 2010 e a ideia implantada não tinha muita diferença do mundo militar.

Portanto, se mostrou que dentro dos negócios é fundamental as empresas lidarem com um cenário desafiador.

Quais são as características da era VUCA?

– Volatilidade:

A volatilidade está ligada a agilidade como as mudanças acontecem dentro do empreendimento.

Esse tipo de comportamento pode ser observado facilmente com as mudanças do consumidor diante de uma revolução digital tão abrangente como aconteceu nos últimos anos.

É muito comum ver os clientes preocupados mais com a experiência que ele tem na hora de comprar o produto do que necessariamente no preço.

Caso você não satisfaça as suas necessidades, então, ele pode mudar para um concorrente a qualquer momento.

Além do mais, o mundo é feito de novas tecnologias e elas se modificam a cada dia.

Assim, serviços ou produtos parados no tempo, acabam perdendo a atratividade e a atenção das pessoas.

Portanto, é fundamental a empresa se ajustar rapidamente e de maneira constante as novas mudanças que acontecem dentro desse mercado volátil.

– Incerteza:

Diante de um cenário de tantas mudanças, o futuro é incerto. Nesse caso, estratégias que foram traçadas irão precisar de mudanças rápidas caso o mercado se vire contra a sua empresa.

Bem sabemos que o planejamento é fundamental para qualquer tipo de empreendimento, não existe nenhuma garantia de que o cenário interno e, principalmente externo, será o mesmo.

Assim, com tamanha incerteza dentro das empresas, fica sempre mais difícil prever resultados no futuro com exatidão.

– Complexidade:

Outra grande característica dentro do mundo VUCA é a globalização, deixando claro que nenhuma decisão pode ser tomada através de uma análise isolada de problema.

Assim, ações que envolvem fatores políticos e econômicos, podem impactar diretamente as questões culturais e sociais.

Assim, é fundamental ter uma visão ampla do negócio dentro do mercado e entender quais são os impactos que a empresa pode sofrer diante de reações políticas e econômicas.

Portanto, o profissional responsável por analisar o mercado, necessita ter um conhecimento linear sobre todas as áreas que estão envolvidos dentro do serviço ou produto.

– Ambiguidade:

Por fim, a ambiguidade costuma tratar das consequências provocadas pelas características que mencionei anteriormente.

Assim, por estar vivendo dentro de um mundo volátil, um cenário incerto e muito complexo de contender, as interpretações acabam sendo diversificadas também.

Uma prova bem simples desse cenário, é a quantidade de informações que as pessoas recebem diariamente sobre um mesmo assunto.

Mesmo que uma boa quantidade de conteúdo consiga trazer boas informações e também orientar melhor o empreendedor, o excesso desses dados podem gerar confusão, aumentando ainda mais as dúvidas sobre que tipo de decisão tomar.

Competências necessárias de empresas para lidar com a Era VUCA

Para que uma empresa sobreviva a todos os imprevistos do mundo VUCA é fundamental o desenvolvimento de determinadas habilidades que influenciam na eficácia da gestão, juntamente com profissionais que lideram.

Abaixo dedilhei algumas dessas habilidades para que você volte a colocar a sua empresa dentro de um cenário satisfatório.

– Resiliência:

Mesmo que alguns impactos sejam sentidos e naturalmente seja necessário alterações dentro de alguns planejamentos, a capacidade de superação, resiliência é o norte ideal para o mundo volátil.

Para que você consiga colocá-la em prática é fundamental que todos os acontecimentos que impactam a sua empresa sejam traduzidos em informações.

Compreender essa diferença é fundamental, já que você precisa compreender o que determina mudança no mercado impacta o seu planejamento.

É fundamental que as decisões aqui tomadas mantenham os valores e a visão da empresa, ampliando-as com comunicação efetiva.

Assim, os profissionais se tornam capazes de manter o foco no propósito e entendem o processo de mudança como um todo, mantendo o engajamento e a produtividade.

– Adaptação:

Dentro do mundo VUCA você não vai encontrar espaço para verdades que sejam absolutas ou mesmo dentro de processos engessados.

Portanto, saiba que a zona de conforto, dentro desse cenário, não existe.

Aprender a ser mutável diante das diversidades é a prerrogativa perfeita que você precisa utilizar como base para agilizar os processos da sua empresa.

Nesses casos, métodos e ações que deram certo no presente ou mesmo no passado não são garantias de darem certo futuramente.

Assim, é fundamental que a sua empresa se aprimore de maneira constante e que esteja aberto para buscar novas maneiras de solucionar problemas que podem surgir dentro da corporação.

– Perspectivas:

Diferentes ideias sempre acabam dando uma maior amplitude ao contexto onde a empresa está inserida.

Claramente isso é bem positivo, já que acaba diminuindo riscos, uma vez que se aumenta a quantidade de informações recebidas sobre uma situação, considerando as mais diversas possibilidades.

Mundo VUCA

Assim, através de posições e áreas de conhecimento diferentes você consegue levantes alternativas e dados, que dentro de uma instituição individualista não seria possível.

– Iniciativa:

Ser capaz de surpreender, ao invés de ser surpreendido significa se preparar buscando de maneira constante informações de mercado, onde a empresa está inserida.

Essas informações que ajudam a antecipar tendências são importantes, entretanto, não tem nenhuma garantia.

Todas as habilidades que mencionei anteriormente somada com a iniciativa pode acabar gerando para a sua empresa resultados que devem ser celebrados e aprendizados para a carreira.

Assim, é necessário que os líderes tenham coragem, mesmo diante de situações de pressão e circunstâncias desagradáveis, para buscarem brechas e novas oportunidades.

– Cultura organizacional:

É impossível a sua empresa estar preparada para tudo, afinal de contas, tudo é, de fato, muita coisa.

Assim, para que você não corra o risco de perder o foco, é fundamental que você desenvolva uma cultura organizacional que faça sentido para a sua empresa dentro de um novo cenário.

Desta forma, você pode auxiliar melhor os membros da equipe para que sejam criadas alternativas e opções mais rentáveis.

Nesse caso, é necessário que a alta gestão desenvolva mecanismos de aplicação de recursos que melhore o Mindset e valorizem as competências que já citei.

– Inovação:

A inovação sempre consegue levar para as empresas diversas opções, para implementar estratégias e estratégias que precisam se ajustar de acordo com o cenário atual.

Portanto, dispor de investimentos para desenvolvimento e pesquisa, assim como ações internas e externas que ajude a reconhecer talentos que contribuam com o futuro da empresa é fundamental para que você enfrente a grande concorrência dentro de um ambiente VUCA.

As iniciativas aqui são diversas que podem fazer com que as ameaças iminentes passam a se tornar aliadas dentro do processo de renovação da empresa.

Se pensarmos em curto, médio e longo prazo, conseguir adotar essas estratégias de inovação deixa a sua empresa a um passo de resultados qualitativos e quantitativos.

Entretanto, é fundamental que a empresa mantenha a postura de acompanhar a realidade do processo, assim como possíveis erros.

– Modelo focado na gestão:

O tempo jamais pode ser desperdiçado com a improdutividade.

Portanto, ser capaz de eliminar os excessos burocráticos dentro das relações entre os setores e os profissionais da empresa, com o foco em diminuir o tempo de resposta e também de ação entre cada etapa é fundamental.

Assim, a execução de cada estratégia precisa ser dinâmica da mesma forma que o mercado atual se encontra, que possa facilitar a comunicação para novas orientações e também no entendimento dos colaboradores da empresa por parte dos líderes.

Algumas alternativas coo a metodologia BSC, Balanced Scorecard, podem trazer rapidez, efetividade, simplicidade.

Essas são características fundamentais pra empresas que desejam ser bem sucedidas dentro da nova era VUCA.

Entretanto, assim como dentro da estratégia focada na inovação, o modelo de gestão precisa ter o compromisso com a alta gestão, seja em investimento e ações que possam fortalecer a transição para consolidar o novo trabalho.

Mundo VUCA

– Capacite os seus profissionais:

Nenhum tipo de esforço irá trazer retorno para a sua empresa se os seus profissionais não conseguirem responder de maneira assertiva a todos os estímulos e missões que são delegadas.

Para que você possa ter uma equipe que tenha um desempenho excelente é fundamental que você desenvolva a sua equipe de maneira constante, sendo essa uma das premissas do mundo vuca de hoje.

Trocar experiências e vivencias como ocorre em mentorias, estabelecendo uma relação de maior confiança e construção de soluções é certamente a maneira mais efetiva de ensina-los.

Conseguir identificar os pontos mais falhos de uma estratégia e investir nas pessoas comprometidas pode ser algo determinante para melhorar o cenário da sua empresa.

Se pensarmos na didática, além de você conseguir ensinar novos conceitos, você pode investir em inovações, abrindo um maior espaço para que o profissional consiga otimizar o aprendizado evitando possível erros.

É comum as empresas que buscam um novo líder desenvolver esse tipo de politica na empresa, onde talentos são sempre identificados e passam a receber uma maior atenção dos gestores como um meio de aprimorar as competências.

– Estar sempre aberto para aprender:

As empresas que estão enfrentando a realidade VUCA, tentam seguir a máxima de que não existe nenhuma resposta correta para todos os desafios que irão enfrentar, mas que estão sempre abertas a aprender.

O ideal é que seja possível investir em consultorias dentro de áreas em que se identifica os maiores problemas internos, já que é possível receber uma ação imediata.

Além do mais você está trazendo para o interior do problema um profissional que seja capacitado , com amplo conhecimento técnico e vivência no mundo dos negócios.

A contribuição desse profissional pode acontecer em diversas áreas do empreendimento, principalmente:

  • Gestões de risco;
  • Gestão estratégica;
  • Processos simples.

Estar sempre aberto para receber respostas diferentes para os desafios é uma das principais iniciativas onde as corporações precisam de mudanças.

Não se esqueça que uma boa empresa precisa reagir as pressões com ações que sejam sólidas e que fortaleçam o papel e o posicionamento da companhia no mercado.

– Melhora nos processos:

É fundamental que a sua empresa está sempre dentro do mundo online.

Aqui existem diversas plataformas e mecanismos para que você possa acompanhar as métricas do seu desempenho para que seja possível adequar a realidade das suas estratégias.

Infelizmente, nem todas as empresas pensam dessa forma e continuam atuando com níveis simples e básicos da hierarquia contando com ferramentas que não conseguem atenderem as necessidades diárias das estratégias selecionadas.

Depois desse post, tenho certeza que você entendeu tudo o que precisa sobre o termo VUCA e a importância de adaptar a sua empresa dentro desse contexto para que você possa continuar evoluindo e obtendo lucro.

Portanto, se ficou com alguma dúvida sobre o termo mundo vuca, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.

Grande abraço e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *