Tempo de leitura: 11 minutos
Quer saber quais são os melhores sites e ferramentas que podem te ajudar a melhorar o marketing digital da sua empresa?
Então se ajeita aí que esse é um post feito exclusivamente para você.
Aqui irei lhe mostrar as principais ferramentas e como elas são utilizadas, além é claro de você entender um pouco mais da importância delas para o seu negócio.
Vamos começar!
#1 – Ferramentas de Analytics:
Ser capaz de mensurar os resultados das suas estratégias online é fundamental para que você tenha a condição de obter dados do seu empreendimento e ver se elas estão funcionando ou não.
Uma das maiores vantagens está na facilidade de avaliar a compreensão do seu público com o seu site e assim, você consegue medir adequadamente o ROI das suas ações.
Se alguma coisa não estiver funcionando, você pode mudar as estratégias em tempo real para atrair mais tráfego.
Para fazer isso você precisa utilizar alguma plataforma de Analytics, como o Google Analytics, utilizada por 93,3% das empresas.
Nos dias atuais, essa é a ferramenta mais completa no mercado e por ser uma funcionalidade do próprio Google, fica claro que você terá as melhores os melhores dados aqui.
Um dos pontos positivos é que você consegue integrar a ferramentas em blogs, redes sociais e outras ferramentas de automação, o que ajuda você a avaliar bem as diversas métricas.
Outro ponto é que o Google Analytics é gratuito e, portanto, você não vai precisar gastar nada para analisar e melhorar as estratégias.
Se você não o utiliza ainda, é fundamental que a partir de hoje você comece a inserir na sua lista, pois você pode estar perdendo uma oportunidade enorme do seu negócio aumentar os lucros.
#2 – Ferramentas para construir Landing Page:
As Landing Pages são páginas de alta conversão, que tem como foco aumentar os lucros da empresa com a captação de Leads e clientes.
Assim, através dessa Landings Pages você pode oferecer materiais de qualidade para os visitantes em troca de informações sobre ele, como por exemplo:
- Email;
- Nome;
- Telefone;
- Se tem uma empresa, etc.
Será desta forma que você irá estabelecer um relacionamento com o seu Lead, podendo enviar mais conteúdos para eles de acordo com o perfil e principais necessidades.
Atualmente, a Unbounce é uma das ferramentas mais acessadas para esse tipo de serviço, já que ela facilita a construção desse tipo de página e nos testes A/B que são fundamentais para testar a qualidade da página.
O interessante é que se você não tem conhecimento nenhum em programação, você não irá ter problemas de utilizar essa ferramenta, pois, ela desenvolveu templates que estão prontos para serem utilizados.
Por fim, vale lembrar que esses modelos de template já tem como foco a navegação de mobile.
#3 – Automação de Marketing:
As ferramentas de Automação de Marketing têm como foco reunir diversas ferramentas, facilitando assim na gestão de Leads e em testes para leva-los ao funil de vendas.
Algumas das ferramentas inseridas incluem:
- Envio de email marketing;
- Fluxo de automação;
- Construção de Landing Pages.
Ou seja, você consegue aumentar o número de pessoas que visitam o seu site e que estão preparados para receberem uma dica de produto.
Além do mais, você diminui o gasto de recursos financeiros, pois, você consegue ganhar muito com a produtividade, já que todo o procedimento é automatizado.
Uma pesquisa desenvolvida pelo TechTrends comprovou que 58,5% das empresas entrevistas utilizam alguma ferramenta de Automação de Marketing.
Em território brasileiro, a ferramenta mais utilizada é a RD Station.
Através dela a sua empresa consegue desenvolver uma ação facilmente que envolve:
- Atrair o lead;
- Converter uma ação.
- Melhorar o relacionamento com leads;
- Realizar vendas e retenção de clientes.
Assim como mencionei anteriormente, a vantagem aqui está em você gerenciar rapidamente e automatizar uma grande parte das suas ações em um único lugar.
Os valores do plano dependem muito e o contrato mínimo é de 12 meses.
#4 – Ferramentas de Marketing de Conteúdo:
Outras ferramentas que ajudam muito as empresas em mais de uma funcionalidade são as focadas em Marketing de Conteúdo.
Através delas você consegue otimizar:
- Administração do blog;
- Programação de conteúdos;
- Criação de conteúdos.
Esses itens podem poupar muito o seu tempo e aumentar a eficiência das suas ações.
Os dados mostram que cerca de 44,3% das empresas atualmente se utilizam de plataformas que ajudar nesse requisito.
A mais popular nos dias de hoje é a Rock Studio, uma funcionalidade paga da Rock Content.
Por lá diversas empresas consegue contatar especialistas que traçam estratégias de conteúdo focando em cada uma das particularidades da empresa.
Outro ponto interessante é que a empresa consegue se manter em contato constante com o time e a rede de freelancers que a plataforma concede.
Outras ferramentas que você pode utilizar são as Headline Analyzer e Draft, ambas gratuitas.
A primeira tem como foco analisar os seus títulos para que você possa ficar na primeira página do Google e a segunda analisa os seus textos propondo possíveis mudanças para que a leitura fique sempre agradável.
#5 – Ferramentas de gerenciamento das mídias sociais:
Com bons sistemas de monitoramento dentro das redes sociais você consegue otimizar diversas ações dentro delas.
Assim, com essas ferramentas é possível ganhar mais tempo e produtividade com pré-agendamentos de postagens, o que possibilita acompanhar as menções que a empresa recebe e avaliar as respostas e engajamento do seu público.
Infelizmente esse não é um tipo de funcionalidade muito utilizada pelas empresas, mas, vem crescendo com o tempo, principalmente porque estar presente nas redes sociais se tornou fundamental.
Dentre as ferramentas mais utilizadas para esse tipo de serviço está a Buffer, que tem uma versão gratuita.
A plataforma é utilizada para agendar a postagem de conteúdos que são publicados no Facebook, Twitter e LinkedIn.
Certamente um dos pontos negativos é que ainda não existe uma automatização para todas as redes sociais existentes e, portanto, você precisa avaliar bem as melhores opções para o seu negócio.
#6 – Ferramentas de Mídia Paga:
As mídias pagas são tudo aquilo que a empresa precisa gastar uma quantia de dinheiro para veicular campanhas.
Hoje, além das modelos mais clássicos que já conhecemos, como o rádio e televisão você pode fazer isso de maneira online com a ajuda da internet.
Atualmente as mais conhecidas são:
- Facebook Ads;
- Instagram Ads;
- Google Ads.
O amplo uso dessas ferramentas se dá principalmente porque são hoje as redes sociais mais utilizadas pelas pessoas.
O processo de criação campanhas são bem parecidos entre elas, principalmente entre Facebook e Instagram, já que o segundo é formatado dentro do Facebook.
As três ferramentas conseguem aumentar a visibilidade da sua marca e dos conteúdos que você posta por um valor mínimo.
Ou seja, você alcança um número maior de pessoas que se interessam pelo seu produto, mas sem precisar gastar muito por isso.
Se no Facebook e Instagram as campanhas podem ficar apenas dentro das redes sociais, quando falamos do Google Ads, as suas chances aumentam ainda mais.
Ao criar campanhas dentro dessa ferramenta você tem a chance de aparecer em:
- Blogs;
- Vídeos;
- Aplicativos de celular;
- Resultados de buscas do Google.
Portanto, é fundamental que você avalie com atenção qual é a ferramenta mais interessante para a sua empresa e comece a investir.
#7 – Ferramentas de otimização de conversão:
Boas ferramentas de otimização de conversão ajudam a sua empresa a transformar sites e conteúdos em máquinas de conversão.
Isso mesmo, e melhor de tudo é que aqui não importa muito qual é a ação que você deseja com a estratégia.
Atualmente, existem duas ferramentas que são muito utilizadas, que são a Rock Convert e o Google Optimize, ambas gratuitas.
A Rock Convert é um modelo de plugin do WordPress que tem como foco aumentar as suas chances de conversão do blog.
Para isso, a ferramenta te ajuda a escolher os melhores locais para colocar botões de CTA nas suas páginas, formulários ou banners, tudo isso em minutos.
Já o Google Optimize é considerado uma das ferramentas mais completa para esse tipo de serviço.
Ele, facilmente é integrado ao Google Analytics, que já mencionei aqui, para trazer percepções dos seus resultados, inclusive, oferece uma plataforma onde você pode realizar testes.
O principal foco desse tipo de serviço é que você crie versões melhores das suas páginas para converter em lucros as visitas.
#8 – Ferramentas de Email Marketing:
O email marketing é hoje uma das melhores maneiras de você se relacionar com o grupo de clientes que você conquistou até aqui e conseguir novos leads.
Depois que o visitante faz o primeiro contato com a sua empresa, ele passa a ser considerado um Leads e será através do email que você irá se comunicar com ele, oferecendo bons conteúdos até que ele esteja pronto para comprar o seu produto.
Uma pesquisa desenvolvida pelos Resultados Digitais apurou que 80,4% das empresas entrevistas na pesquisa utiliza ferramentas de Email Marketing.
A principal ferramenta utilizada foi a MailChimp.
Essa é uma das ferramentas mais intuitivas quando o tema é a otimização e o fluxo do email marketing.
O melhor de tudo é que se você ainda não tem uma lista de email, o próprio programa irá criar uma para você.
Assim, você terá facilidade de se comunicar com o cliente com um meio de divulgação e vendas de qualidade.
Por fim, a ferramenta te ajuda a automatizar toda a estratégia de email, com criação de mensagens para o seu público e o recolhimento de dados que irão te ajudar em outras estratégias.
#9 – Ferramentas de SEO:
As ferramentas de otimização de conteúdo para os mecanismos de busca, SEO, tem como foco ajudar as empresas a melhorarem o seu ranqueamento em buscadores como:
- Yahoo;
- Bing;
- Google, etc.
São plataformas que conseguem apresentar diversas funcionalidades com uma grande variedade como, por exemplo:
- Pesquisa das melhores palavras-chave;
- Otimização do Site com plugins.
Infelizmente, nos dias de hoje ainda existem empresas que não investem dentro desse tipo de plataforma e claro, acabam se prejudicando.
A mais utilizada atualmente é a Google Search Console, gratuita que tem como foco observar, monitorar a sua empresa nos resultados de busca do Google.
A ferramenta consegue oferecer para você informações importantes que podem impactar diretamente no desempenho da sua empresa nos resultados.
Existem hoje também outras duas ferramentas que ajudam você nesse requisito, além da que mencionei anteriormente que são:
- Google Keyword Toll, gratuita;
- SEMRush, paga, entretanto, com uma versão gratuita para quem deseja conhecer.
#10 – Ferramentas de CMS:
Para que você possa gerenciar adequadamente os seus conteúdos em sites e blogs, é fundamental que você conte com a ajuda de um CMS, que é um Sistema de Gerenciamento de Conteúdos.
Através da utilização desse tipo de ferramenta você consegue criar, editar e também publicar todo tipo de conteúdo, como por exemplo:
- Textos;
- Vídeos;
- Infográficos;
- Podcasts, etc.
Grande parte das empresas utilizam esse método para estar sempre em contato com o seu público e, a ferramenta mais utilizada hoje é o WordPress e o Wix.
Ambas as ferramentas possuem recursos parecidos e conseguem lhe ajudar, facilmente, a criar o seu próprio site do zero.
Se de um lado o Wix tem uma interface mais intuitiva, por outro, o WordPress possui maiores funcionalidades, como os plugins, dando um ar mais profissional ao site.
OBSERVAÇÕES:
Assim como você pode avaliar no conteúdo acima, decidi criar uma lista perfeita, tanto para aqueles que não podem investir dinheiro algum em ferramentas de Marketing Digital e para aqueles que tem um pouco mais de dinheiro para personalizar os seus resultados.
Nesse caso, acredito que não tem mais desculpa para você ficar de fora de um grupo de empresas que aumentam os seus resultados com esse tipo de serviço, não é mesmo?
Depois desse post, tenho certeza que você tem as melhores ferramentas em mãos para poder utilizar dentro da sua empresa, começando hoje mesmo.
Mas, se ficou com alguma dúvida em algum item, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.
Grande abraço e até o próximo post.