Tempo de leitura: 11 minutos
Quer saber o que é Copywriting e como ele pode te ajudar atuando dentro do marketing digital? Então esse post foi feito exclusivamente para você.
Aqui eu irei lhe apresentar a definição perfeita desse termo, além de como você pode desenvolver a sua estratégia e erros que deve evitar cometer.
Quer saber mais? Então fique comigo até o final que você terá tudo isso e muito mais.
Vamos lá?
Copywriting – O que é?
Antes de definir o termo Copywriting, é importante entender qual é o propósito real de escrever.
Você já deve imaginar que escrever tem alguns propósitos diferentes. Dentro do marketing digital, a escrita tem como foco tentar convencer as pessoas de alguma coisa. Nesse caso, o objetivo pode ser:
- Compra algum serviço;
- Convencer as pessoas de alguma ideia;
- Comprar um produto.
E é justamente com esse propósito, da escrita dentro do marketing digital que relaciona o Copywriting.
De maneira bem simples e direta, o Copywriting é o ato de produzir conteúdos que tenham como foco conduzir a audiência em uma tomada de decisão.
Como eu mencionei anteriormente, essa pode ser uma tomada de decisão relacionada a uma compra feita diretamente ou mesmo dentro de um processo de compra, como oferecendo um conteúdo que leve a pessoa a um funil de vendas.
Entretanto, com o tempo, o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing passou a ser popularizado, mudando um pouco a importância do copy.
Assim, um bom Copywriting não pode fazer apenas propagandas de produtos, mas sim, trazer informações para a sua persona.
Portanto, mais importante do que vender é conseguir transmitir as informações que o seu público deseja e claro, que agregue valor para ele.
Então, qual seria o papel perfeito entre Copywriting no Marketing de Conteúdo?
Relação do Copywriting inserido no Marketing de Conteúdo
Como eu mencionei anteriormente, o Copywriting não pode ser resumido somente para comercializar algum tipo de produto, até porque esse nem sempre é o objetivo de um copy.
O ideal, ao utilizar essa técnica é estender a experiência do seu consumidor dentro do processo de compra, como o funil de vendas, e conduzir as pessoas pelos seus conteúdos que estão estrategicamente preparados para convencê-lo a comprar.
Então, se o Marketing de Conteúdo tem como meta atrair o seu público-alvo com conteúdos criativos, o Copywriting será o diferencial da sua estratégia já que ela irá estimular o leitor a tomar alguma decisão.
Por fim é fundamental que você conheça bem a sua persona para que essa estratégia realmente dê certo.
Como desenvolver uma estratégia de Copywriting?
Ter o conhecimento da escrita é fundamental, mas nunca é o suficiente se você tem o interesse de transformar o leitor em cliente.
Portanto, existem três princípios básicos que precisam ser respeitados dentro dos conteúdos de Copywriting que foca no Marketing Digital, que são:
- Motivar os leitores a tomarem uma decisão;
- Inspirar o leitor;
- Criar um relacionamento com a marca.
Além desses itens, quando você decide planejar uma estratégia de Copy, existem outros cinco elementos que precisam ser implantados para que o seu conteúdo converta para você e que seja interessante para quem lê, são eles:
- Pesquisa;
- Objetivo;
- Exclusividade;
- Otimização;
- Análise.
Abaixo irei apresentar detalhadamente cada um desses itens.
#1 – Pesquisa:
Você irá ver um blog que se torna referência para outras pessoas de um dia para o outro.
Na verdade, ele só terá sucesso, de fato, se o conteúdo tiver qualidade e realmente supra as necessidades do leitor.
Assim, é fundamental que você faça muita pesquisa e tenha dedicação, para que possa produzir o melhor conteúdo para a sua persona e assim, educa-la.
#2 – Objetivo:
Os seus posts não podem, de maneira nenhuma, serem criados e postados de maneira indiscriminada.
Mas, o que isso quer dizer exatamente?
Quer dizer que você precisa ter um calendário editorial, para que você demarque o seu objetivo e um trajeto que o cliente precisa seguir dentro do funil de vendas.
Através de um calendário você consegue programar as suas publicações e o lançamento de campanhas, de maneira estratégica, inclusive relacionando feriados e datas comemorativas.
#3 – Exclusividade:
Não vai adiantar muito você ser uma pessoa que irá produzir mais do mesmo, não é?
Portanto, se o seu site entrega apenas os mesmos conteúdos básicos e que são encontrados em outros sites do mesmo nicho que o seu, ele não vai conseguir chamar a atenção de ninguém.
Assim, para que você possa se destacar, um dos elementos fundamentais dentro do Copywriting é a exclusividade.
Comece sendo uma pessoa criativa, investindo sempre em pesquisas e garanta que o seu conteúdo seja sempre único, com informações quentinhas e inéditas, claro, que seja relevante para a sua persona.
#4 – Otimização:
De nada vai adiantar você ter desenvolvido uma escrita incrivel, com informações inéditas para o seu leitor se você não se garantir em uma boa posição no ranking de pesquisas do Google e seja encontrado pelas pessoas.
Portanto, se atente e estude o máximo que puder sobre SEO.
#5 – Análise:
Antes de você entrar nesse tipo de negócio, é fundamental que você saiba que a sua relação com o cliente não irá terminar quando uma venda é encerrada e menos ainda quando finaliza a postagem de um post.
Assim, se faz necessário que você acompanhe de perto as métricas da sua página, se os conteúdos estão tendo bons resultados, quais são as táticas que precisam ser potencializadas e identifique as que precisam ser evitadas.
Assim como a relação com o cliente não se encerra quando uma venda é fechada, o seu trabalho não termina quando o post é publicado.
Acompanhe de perto as métricas, observe se os conteúdos estão tendo bons resultados, veja quais táticas devem ser potencializadas e identifique aquelas que precisam ser evitadas.
Ao analisar os seus resultados, você estará mais embasado para tomar decisões e tornar possível o sucesso do seu site ou blog.
Quais são as melhores técnicas de Copywriting para começar hoje?
Agora que você já entendeu como funciona a técnica de Copy e como você pode utilizá-la, está na hora de você conhecer as melhores técnicas para inserir na sua escrita.
#1 – Crie bons títulos:
O título, é e sempre será o primeiro contato que o leitor irá ter com o seu texto e claro, é um dos elementos mais importantes para os motores de busca.
Atualmente existe algumas formas de você criar o seu título, que inclui:
- Começar com números;
- Sugerir algum tipo de pergunta;
- Apresentar um determinado tema;
- Fazer uma chamada;
- Realizar algum tipo de provocação, etc.
O mais importante dentro de um título é que ele seja direto, ou seja, que ele consiga deixar bem claro qual é o assunto que o seu post irá abordar e a solução entregue.
Além do mais, o título não pode ultrapassar 55 caracteres, para que possa garantir que ele apareça dentro do ranking de pesquisa.
#2 – Desenvolva uma conexão com o seu leitor:
Para gerar uma relação de confiança entre você e o seu leitor é fundamental que você desenvolva uma conexão com ele.
Assim, ao planejar um determinado conteúdo, você precisa listar algumas estratégias que precisam ser adotadas para fazer com que o seu leitor sinta que que ele foi escrito pensando em você.
Ou seja, você irá mostrar que o seu objetivo não é somente vender, mas mostrar ao leitor, através de materiais no seu site que você está oferecendo o que ele precisa.
#3 – Dê ritmo a sua leitura:
Existem muitas técnicas de Copywriting que auxilia o seu conteúdo, deixando-o mais simples e fácil de ser lido.
Uma delas são os parágrafos longos, que tem o hábito de espantar os mais diversos leitores.
Portanto, uma ótima ideia de evitar essa situação é que você crie parágrafos que cheguem em até seis linhas, assim, o leitor irá conseguir respirar entre eles.
Outra ótima dica é você consegue alinhar o seu texto dá esquerda para a direita, evitando os textos blocados, pois isso irá tornar a leitura muito maçante.
Por fim, não esqueça de dividir bem os seus conteúdos com subtítulos.
#4 – Utilize metáforas:
Se você estiver ensinando algum conteúdo, mais complexo, é interessante que contextualize ele com metáforas ou exemplos que ajude o leitor a se conectar com a situação e compreender melhor o que você quer dizer.
Ou seja, quanto mais perto da realidade o seu conteúdo estiver das pessoas, mais ela irá se identificar, tornando os seus argumentos ainda mais convincentes e persuasivos.
#5 – Faça vendas de maneira invisível:
Se você não saber como funciona a internet, você pode ter problemas de conseguir realizar as suas vendas online.
Dentro de um ambiente onde as pessoas desejam ter somente conteúdos gratuitos, forçar vendas sem utilizar as técnicas corretas, pode causar alguns problemas.
Uma ótima maneira de você fazer isso é realizando vendas invisíveis.
Ou seja, você precisa fazer uma recomendação de um determinado produto ou serviço que soe como ela realmente é, uma pequena recomendação.
Assim, é fundamental você vender somente aquilo que você acredita, seja produtos próprios ou mesmo de afiliados.
Vejo alguns posts de pessoas que oferecem um conteúdo cinco ou seis vezes no mesmo conteúdo, o que deixa claro o que você não deve fazer.
Uma venda invisível é uma recomendação natural e não ficar batendo sempre na mesma tecla para que o produto não passasse despercebido.
3 Erros de Copywriting que você precisa evitar cometer
Cometer alguns erros no Copywriting é muito comum, mas, para que você não passe pelas situações negativas que eu passei quando estava iniciando nessa escrita, listei os principais erros abaixo para que você evite.
#1 – Desenvolve um conteúdo muito técnico:
Um erro muito comum para quem está começando a utilizar o Copywriting é o foco que um bom conteúdo precisa ser aquele texto técnico ou formal, muito típico de comunicações corporativas.
Mas, o que você deve fazer é exatamente o contrário.
Claro, tudo isso irá depender do perfil da sua persona, onde então, existem casos que a comunicação mais formalizada é necessária, entretanto, as empresas vêm apostando ultimamente em uma linguagem mais humanizada.
Entretanto, se a sua empresa vende produtos relacionamento ao emagrecimento, uma linguagem mais espontânea irá trazer melhores resultados.
#2 – Exagerar nos benefícios:
Se você leu todo o conteúdo até aqui, você viu lá o início que você não deve publicar um conteúdo escancarando o seu produto, não é?
Para isso, o ideal é a criação de um review, onde o leitor vai entrar no site sabendo o que ele irá ver.
Assim, você só deve apresentar o seu produto no momento certo da jornada de compra do leitor, de maneira natural.
Não se esqueça que, agora, as pessoas não estão interessadas no produto que está vendendo ou serviço, certo?
O que elas estão procurando é uma solução ou uma transformação para a vida delas, e é justamente nisso que o seu texto precisa focar.
No decorrer da trajetória do cliente, os seus conteúdos precisam ter três objetivos claros:
- Conquistar;
- Fidelizar;
- Converter o visitante dentro do seu blog.
Através desses três objetivos, você irá se aproximar, de maneira gradual da solução perfeita que ele procura e o que a sua empresa está oferecendo.
#3 – Ser generalista com a sua persona:
Com o decorrer do tempo e com a evolução do funil de compras, os clientes passaram a ser mais exigentes e não desejam ser tratados como qualquer um, mas sim, como único.
Ou seja, essas pessoas passaram a gostarem de serem tratadas como especiais.
Portanto, é fundamental que você faça a sua persona se sentir bem lendo o seu conteúdo.
Assim, ao criar post, você deve evitar escrever “desenvolvi esse texto para vocês”, mas focar em unidade, ou seja, “desenvolvi esse texto, exclusivamente para você, que deseja saber mais sobre o tema”.
Depois desse post, tenho certeza que você tem tudo o que precisa para começar a utilizar o Copywriting corretamente no seu site e aumentar as suas vendas.
Grande abraço e até o próximo post.