Um bom Marketing Digital. Como fazer?

Tempo de leitura: 11 minutos

Quer saber como fazer um bom marketing digital para inserir na sua empresa, hoje mesmo? Então se prepare, pois, esse post, foi feito exclusivamente para você.

Aqui eu irei lhe passar em detalhes tudo o que você precisa saber sobre o tema e um passo a passo incrível para que você possa inserir um bom marketing digital na sua empresa e aumentar ainda mais os seus resultados.

Vamos lá?

Como as empresas fazem um bom marketing digital?

As empresas que desejam obter bons resultados de vendas e evoluir ainda mais com o seu empreendimento, tendem a desenvolver um bom plano de marketing digital.

Através desse plano é possível verificar todos os passos necessários para a empresa desenvolver estratégias que foquem no crescimento, no cliente e em resultados positivos.

Além do mais, um bom marketing digital é capaz de trazer diversas vantagens para os negócios, entre elas, estão as que listei abaixo.

Porque é importante desenvolver um bom marketing digital na empresa?

#1 – Melhora o posicionamento da sua marca:

Ao desenvolver um bom marketing digital para a sua empresa, você consegue entender melhor o mercado e descobrir os desejos do seu público-alvo.

Esses dois itens irão tem ajudar na hora de traçar uma estratégia que te permite se comunicar da melhor maneira com a sua persona.

Portanto, a sua marca conseguirá se posicionar melhor e se tornar autoridade.

#2 – Aumenta as suas vendas:

A partir do momento em que a sua marca passa a desenvolver uma comunicação melhor com a sua persona, automaticamente ele consegue melhorar as vendas.

Mas, por que isso acontece?

Porque o seu público passa a entender melhor o porquê ele precisa consumir o produto divulgado pela sua marca, criando uma ligação emocional.

#3 – Diminui os recursos:

Com o desenvolvimento de um bom marketing digital, você tem a chance de otimizar os recursos da sua empresa, sejam eles financeiros ou tempo.

Isso acontece porque um plano de ação leva em consideração diversas variáveis que podem acontecer no percurso de uma empresa.

Assim, tudo é exatamente calculado, visando reduzir os seus recursos financeiros, ao investir em algo que pode não dar certo e tempo, se dedicando a uma estratégia que, nesse momento, pode não funcionar para a sua empresa.

#4 – Reduz erros:

Outro ponto importante ao desenvolver um bom marketing digital é que ele permite que você cometa menos erros de estratégias.

Através de um bom plano, é possível detalhas informações que sejam realmente relevantes sobre o cenário interno e externo da sua empresa.

Portanto, você consegue compreender completamente qual é o cenário da sua marca e definir as melhores estratégias para aumentar o seu lucro.

PASSO A PASSO – Como criar um bom marketing digital

#1 – Comece analisando o mercado que a sua empresa está inserida:

Comece o primeiro passo, respondendo a essas perguntas:

  • Você sabe quais são os principais itens que influenciam a sua empresa?
  • Como ela está se saindo dentro desse mercado?
  • Entende como os seus produtos estão sendo recebidos pelos clientes?

O ideal é que você faça uma boa analise do seu ambiente externo e como ele influência a sua empresa, podendo ser algo negativo ou positivo, além disso, é fundamental que você fique de olho em oportunidades e ameaças para o seu empreendimento.

Marketing Digital

Alguns itens que precisam ser verificados na análise externa, incluem:

  • Concorrência;
  • Fornecedores;
  • Fatores econômicos;
  • Consumidores, etc.

Já o ambiente interno, da sua empresa também precisa ser analisado para que você possa entender o funcionamento do seu negócio, quais são as fraquezas e forças.

Algumas coisas que precisa levar em consideração são:

  • Recursos financeiros disponíveis;
  • Equipamentos de tecnologia;
  • Cultura da empresa;
  • Recursos humanos.

Fazer esse tipo de análise interna te ajuda a manter os pés no chão ao criar um plano de ação para a sua empresa, já que não irá colocar algo a mais que possa ser alcançado, mesmo sabendo de a indisponibilidade da sua empresa conseguir.

Assim, ao entender melhor o seu ambiente externo e interno você consegue influenciar melhor a sua atuação dentro do segmento da empresa.

#2 – Defina o seu público e a sua persona:

Ignorar o seu público-alvo nesse momento é o maior erro que você irá cometer ao desenvolver um bom marketing digital na sua empresa.

É muito comum as empresas cometerem esse erro, o que acaba prejudicando-as muito, tanto no curto, quanto no longo prazo, já que ela precisa reavaliar totalmente o seu negócio.

Nos dias de hoje não basta você saber apenas para quem você está criando uma campanha, mas a maneira como ela vai reagir ao ver a sua campanha.

Quando você define a sua persona, você consegue olhar para o seu público de uma maneira mais humanizada.

Ou seja, você deixará de pensar neles como um grupo de pessoas que tem os mesmos interesses e focará em vê-los com um perfil bem mais definido.

Assim, a sua persona precisa ter:

  • Nome;
  • Opiniões definidas;
  • Características físicas e psicológicas.
  • Profissão;
  • Idade;
  • Objetivos;
  • Gênero;
  • Sonhos;
  • Problemas, etc.

Saiba que quando uma campanha foca em uma persona, ela tem muito mais chance de dar certo do que quando focada em um público-alvo.

#3 – Analise com quem você está competindo no mercado:

Agora, você precisa pesquisar sobre os seus concorrentes.

Esse passo via te ajudar a identificar detalhadamente quem são os seus concorrentes, o que eles andam fazendo e como você pode se destacar dele no mercado.

Uma boa pesquisa do concorrente, precisa incluir:

  • Quem está dominando esse mercado?
  • Quais são as estratégias de venda deles?
  • Qual é o valor de mercado dessas empresas?
  • Quem são as personas?
  • Quantos clientes as empresas retêm mensalmente?

Outro ponto que você precisa saber quais são as estratégias, que eles estão utilizando, como por exemplo:

  • Marketing de vídeo;
  • SEO;
  • Marketing de conteúdo;
  • Redes sociais.

Ao buscar pelos pontos fortes e fracos dessas empresas você irá conseguir encontrar ótimas oportunidades de negócio.

Outra coisa interessante que você pode fazer para desenvolver uma boa estratégia e aplicar um bom marketing digital na sua empresa é dividir os concorrentes em grupos.

O ideal é que seja entre os concorrentes principais e concorrentes secundários, principalmente, se você vende mais do que um produto.

#4 – Observe a jornada de compra do cliente:

Um bom marketing digital também depende muito da jornada de compra que o cliente faz.

Por quê? Porque todas as pessoas que decidem comprar um determinado produto passam um por diversas etapas até chegar à compra de fato do produto.

Portanto, é fundamental que você saiba pelo menos o básico sobre o seu cliente, para que possa acompanhar ele de perto.

Marketing Digital

Normalmente o cliente passa por quatro etapas, que irei dar um pouco mais de detalhe abaixo:

– Descoberta:

A cliente ainda não faz ideia de que tem algum problema ou ainda não sabe o suficiente sobre o problema.

Suponhamos que estamos falando de uma pessoa que está acima do peso e está começando a ter problemas de saúde por conta disso.

E a sua empresa tem como foco oferecer um nutricionista para que ela possa emagrecer.

– Reconhece o problema:

O cliente descobre que tem um problema e começa a procurar mais sobre ele.

Nesse caso, pensando no nosso exemplo, ela descobre que por estar acima do peso, está apresentando alguns problemas de saúde.

– Consideração:

Aqui, o cliente já entende qual é o problema que ele está enfrentando e passa a buscar alternativas para encontrar a solução que possa ajudá-lo a resolver a sua necessidade.

Portanto, ele passa a buscar medicamentos na internet, ideias de exercícios, alimentação, dicas de nutricionistas, entre outros para que possa encontrar uma forma que o ajude a emagrecer.

– Decisão:

Depois de pesquisa bastante sobre emagrecimento e considerar diversas soluções, o cliente finalmente se sente preparado para adquirir a algum tipo de produto ou serviço que ele considera que irá resolver o seu problema.

Nesse momento, você precisa buscar todas as informações relacionadas a jornada de compra do seu consumidor e desenvolver estratégias que possa atender esse cliente em cada uma das etapas que ele irá passar.

Será desta forma que a sua empresa irá conseguir personalizar o atendimento para o cliente, mostrando a sua autoridade e valor dentro do setor.

Assim, ficará muito mais simples levá-lo a comprar com você.

#5 – Defina as metas e os objetivos:

Depois de entender a jornada de compra do seu cliente, você precisa definir quais são as suas metas e objetivos.

Quando você traça uma meta a sua empresa consegue especificar o que deseja com a aplicação de um bom marketing digital.

Alguns modelos de metas e objetivos podem ser:

  • Trazer mais 20 clientes em potencial para o seu site dentro de um mês;
  • Vender mais 50 produtos ou serviços através da sua Lang Page, em um mês;
  • Conseguir mais 100 seguidores no Instagram por mês;
  • Diminuir a taxa de rejeição da minha empresa em 15% no primeiro semestre;
  • Aumentar a taxa de retenção de clientes em 15% no segundo semestre.

Assim como pode observar no exemplo acima, é fundamental que você crie uma meta com um número específico, para que ela possa ser mensurável e, claro, com um prazo.

Entretanto, mantenha os pés no chão ok? Seja realista com o seu objetivo.

Uma ótima forma de você fazer isso é avaliando bem os seus concorrentes e verificar quanto tempo eles demoraram para alcançar determinados prazos e objetivos.

#6 – Quais serão as suas estratégias e ações:

O sexto passo é você definir quais serão as estratégias que irão levar a sua empresa a alcançar os objetivos que deseja e definiu no passo anterior.

Com o grande crescimento dos diversos canais de comunicação, existem milhares de estratégias que podem te ajudar a impactar o cliente imediatamente, dependendo da sua meta.

Obvio, você precisa definir esse passo com bastante sabedoria, pois precisa levar em consideração todos os passos anteriores, como a sua persona e o estágio de compra do seu cliente.

Se você acompanhou bem os seus concorrentes, você já tem em mente quais estratégias irão dar resultado para o seu negócio, mas ATENÇÃO.

Cada negócio existe uma estratégia específica e nesse caso você não pode seguir tudo o que outras empresas precisam, Ok?

Portanto, estude bem as suas necessidades e o público que deseja atingir.

#7 – Defina seu cronograma, orçamento e coloque as mãos na massa:

Todo bom planejamento precisa ter um cronograma muito bem definido e um orçamento para que você saiba até onde a sua estratégia precisa ir e, somente depois você colocar as mãos na massa.

Portanto, especifique bem as datas e os períodos que você pretende realizar cada uma das atividades, além da quantidade de dinheiro que irá precisar para isso.

Essa etapa vai até ajudar a otimizar o seu tempo com as estratégias em ação e a quantidade de dinheiro que irá gastar.

#8 – Monitore o seu cliente:

O cliente é aquela pessoa que irá dar um lucro para a sua empresa e fará ela crescer no decorrer do tempo.

Marketing Digital

Portanto, é fundamental que você fique de olho nele sempre que possível.

Estude sobre os seus comportamentos e observe-os.

Será desta forma que você irá conseguir traçar novas estratégias de acordo com a vontade do seu cliente.

Assim, se o seu cliente mudar de opinião, você irá precisar mudar também, não a essência da sua empresa, claro, mas a forma como você irá se comunicar com ele.

Ao final, verá que estará constantemente agradando os seus clientes e assim adquirindo produtos para a sua empresa.

Para que possa ficar antenado no seu cliente, você precisa estar sempre em contato com ele, portanto, invista em boas comunicações.

O ideal é que você vise em investir em locais que a sua persona está como, por exemplo:

  • Blogs;
  • Chats;
  • Redes sociais;
  • Email Marketing, etc.

A ideia é que você sempre comunique os seus clientes das novidades e melhorias que o seu mais recente produto vem recebendo.

Depois desse post, tenho certeza que você tem tudo o que precisa para começar a desenvolver um bom marketing digital dentro da sua empresa e aumentar os seus lucros.

Mas, se ficou com alguma dúvida em algum desses tópicos, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.

Grande abraço e até o próximo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *