Tempo de leitura: 11 minutos
Quer saber o porquê você deve começar a utilizar o JavaScript hoje mesmo? Então se prepare, pois fiz esse post para você.
Aqui irei lhe mostrar tudo o que você precisa saber sobre o tema e como ele pode te ajudar a entender um pouco melhor essa ferramenta e a sua utilidade.
Vamos lá?
O que é JavaScript?
Antes de começar a definir o JavaScript, vou começar jogando um balde de água fria deixando claro que ele não é Java.
Apesar de ser bem comum essa confusão entre as pessoas sobre esses dois tipos de linguagem, o JavaScript e o Java não têm nenhuma ligação direta a não ser pelo nome mesmo.
Assim, o JavaScript é uma linguagem para programação criada nos anos 90, pelo programador Brendan Eich. Ele também é um dos fundadores da Mozilla.
A linguagem foi desenvolvida ainda enquanto ele trabalhava na Netscape Communications Corporation.
O seu principal objetivo era fazer funcionar processos dentro da web, tornando a programação de alertas e também animações muito mais simples.
Cerca de um ano depois do lançamento da linguagem, a Microsoft passou a aceita-la dentro dos seus navegadores, o que contribuiu muito para que o JavaScript passasse a se tornar uma das principais linguagens até nos dias de hoje,
De lá para cá, ele vem sofrendo muitas modificações e atuando em aplicações diferentes, ficando ainda mais completo.
Nos dias de hoje, por exemplo, você pode criar aplicativos Mobile e Desktop, com o JavaScript, com aplicações que são baseadas em navegadores e na web.
Por que o JavaScript se diferencia das demais linguagens?
Através da linguagem do JavaScript você tem a chance de implantar diversos itens com alto nível de complexibilidade em páginas da internet, como por exemplo:
- Animações;
- Gráficos;
- Mapas;
Informações que se atualizam de tempos em tempos.
É muito comum ouvir os programadores dizerem que o JavaScript é hoje a terceira camada do bolo de desenvolvimento web e também do front-end, ao lado de:
- HTML;
- CSS;
- PHP.
Não sabe também o que são esses termos? Para que você não fique de fora, irei falar brevemente abaixo:
– HTML:
É uma linguagem que serve para dar algum significado e estruturar um conteúdo web como, por exemplo definir:
- Parágrafos;
- Fazer referências;
- Inserir vídeos e imagens;
- Cabeçalhos em cada página.
– CSS:
Essa é uma linguagem que tem como foco tornar a sua página mais apresentável na internet.
Assim, ela está diretamente ligada ao design e a aparência do seu site.
– PHP:
Essa é uma linguagem de programação das páginas.
Portanto, é através dela que você poderá desenvolver os sites mais dinâmicos, criar novas extensões e também aplicativos para que possa deixar mais rápido o processo de desenvolvimento do seu sistema.
O que é possível fazer com o JavaScript
– Node.js: A nova definição de JavaScript:
Graças ao surgimento do Engine V8, desenvolvido pelo Google para poder utilizar o JavaScript no Gmail, aconteceu diversas aplicações para se desenvolver novas plataformas utilizando essa linguagem.
Certamente uma das mais importantes até aqui é o Node.js. que abriu novas portas para a utilização do Javascript, permitindo a criação de aplicações como o server-side.
Isso, obviamente abriu um novo leque para os desenvolvedores que escreviam programas nesta linguagem.
Assim, com o Node.js como parceria você consegue criar aplicações dentro de um servidor web utilizando a linha de comando do JavaScript.
– Mobile:
Além das aplicações Web, graças a integração com o Node.js é possível desenvolver os Mobiles que impulsionaram ainda mais o JavaScript.
Entretanto, para isso você precisa utilizar os frameworks como o VueJS e a Ionic Framework.
– Ionic Framework:
O Ionic é um tipo de framework criando em cima da linguagem do JavaScript que está diretamente voltada para o desenvolvimento de aplicação Mobile.
Esse tipo de aplicativo possui compatibilidade com todos os sistemas operacionais móveis que existem, ou seja, mais de 120 nativos com uma interface muito simples e limpa para poder ser utilizada pelo programador.
Muitas empresas utilizam esse modelo de framework para desenvolver aplicativos, até mesmo as maiores corporações como, por exemplo:
- IBM;
- Microsoft;
- Mc Donald’s.
– Desktop:
Utilizando o JavaScript é totalmente possível desenvolver aplicativos para o Desktop, que podem ser uteis e poderosos para empresas.
Por já se ruma linguagem difundida é comum as empresas optarem por utilizarem em programas de aplicativos, tanto para utilizar dentro da empresa quanto para o cliente.
– Electron framework:
Um dos sistemas mais utilizados para desenvolver aplicativos dentro do Desktop é o Electron framework.
Ele também é uma aplicação baseada no JavaScript é chama a atenção pela sua versatilidade e rapidez.
A criação dessa aplicação fora feita, originalmente, com o objetivo de ser utilizada no editor de texto Atom e faz parte de uma plataforma que se utiliza de varias outras linguagem para desenvolver os seus aplicativos, como por exemplo HTLM e CSS, além é claro do JavaScript.
– Games:
Devido a sua alta versatilidade e tamanho de conteúdo disponível para ajudar os milhares de desenvolvedores que existem no mundo, o JavaScript, também pode ser utilizado para desenvolver diversos jogos completos.
Só para você ter uma ideia, atualmente existem frameworks de JavaScript que foram desenvolvidos exclusivamente para o desenvolvimento de jogos.
Atualmente o mais conhecido é os frameworks Phaser, que permite aos programadores e desenvolvedores criarem jogos utilizando CSS, HTML e também JavaScript.
– Phaser:
Uma coisa bem interessante sobre o Phaser é que além de ele ser super simples para desenvolver jogos, é o simples fato de a empresa disponibilizar no site oficial um curso para as pessoas que desejam aprender a desenvolver jogos em JavaScript dentro da sua plataforma.
O curso consegue abordar os temas mais simples de desenvolvimento de jogo, até as maiores complexibilidade de um jogo.
Além do mais, dentro do site você vai ter a chance de encontrar diversos plugins, cursos e aplicativos que estão relacionados a plataforma e desenvolvimento de jogos.
Por que você deveria aprender JavaScript hoje e agora
– Ele controla o comportamento do navegador em diversos níveis:
Para o JavaScript isso é possível, pois, dentro do navegador existem um interpretador hospedado.
Ou seja, a linguagem do JavaScript consegue controlar o comportamento do seu navegador em diversos aspectos como, por exemplo:
- Apresentar mensagens para os visitantes;
- Criar janelas de pop-up;
- Modificar as dimensões do navegador;
- Abrir e fechar janelas;
- Retirar menus;
- Interferir na barra de status.
– É uma linguagem focada no lado do cliente (Client-Side):
É uma programação que foca no lado do cliente, pois, ele suporta a carga de processamento recebido.
Graças a fácil compatibilidade com os diversos navegadores mais modernos da atualidade, essa é a linguagem mais utilizada para o Client-Side.
– Deixa o site mais dinâmico:
Ao lado do HTML, aquele que mencionei no início do artigo, o JavaScript facilita na validação de formulários, assim como permite que seja criado diversos efeitos, deixando o site ainda mais dinâmico e com uma interação melhor com o usuário.
– Executa instruções como resposta de ações aos usuários:
Através dos formulários, o JavaScript permite que você execute diversas instruções como resposta a comportamentos onlines do usuário, onde é possível criar páginas interativas, como tabelas de cálculos, agendas e também calculadoras.
– Ele é colocado com a linguagem HTML:
Como a linguagem JavaScript não é nem um pouco complicada, ela precisa ser colocada em diversos códigos fontes, juntamente aos comandos da linguagem HTML.
O interessante é que esse tipo de processo pode acontecer em arquivos separados.
Assim, quando se acessa um site, alguns exemplos de que essas duas linguagens estão trabalhando juntas está o aparecimento de:
- Saudações como, olá, bom dia, boa tarde e boa noite;
- Aparição de data/horário;
- Efeitos onde as imagens modificam, quando passa o mouse em cima.
– O JavaScript potencializa os seus projetos:
Depois do HTML e do CSS o JavaScript contribui para o programador Web melhorar ainda mais as páginas e potencializar os projetos.
Até porque essa é uma linguagem bem simples e pensada para fazer as coisas com leveza e com o máximo de rapidez possível.
– O JavaScript pode ser usada por leigos:
Essa linguagem é indicada, principalmente para as pessoas que não tem nenhuma experiência na programação, que podem aprender rapidamente como utilizá-lo, praticando somente um pouco.
– Suporta imagens como links:
Você pode utilizar imagens com links dentro de documentos web.
Assim, você tem a chance de carregar novas imagens em uma única página web sem precisar recarregar a página.
O interessante é que você pode utilizar está vantagens para usar o JavaScript para criar animações.
– Detecta o plugin:
O JavaScript consegue detectar de maneira automática quais são os plugins que estão sendo utilizados pelo navegador.
Assim, você pode usar o JavaScript para facilitar ainda mais a vida dos usuários na hora de baixar os plugins, caso o navegador do usuário não tenha ainda o plugin instalado.
Mas, se o JavaScript detecta que a página não tem o plugin, ele então passa a ignorar os outros plugins dentro do código e modifica a página para que ela consiga ser executada no mesmo navegador.
– Simplifica programas:
Você consegue, através do JavaScript, acoplar um trecho do código que foi escrito e JavaScript dentro de vários programas.
Assim, você não vai precisar escrever o código toda vez que vê for fazer uma tarefa específica.
Nesse caso, vai ser fácil economizar o tempo usando um bloco do JavaScript que consiga desempenhar uma função mais específica igualmente ao outro código.
– Segurança maior ao seu navegador:
Cada um dos guias do navegador tem sempre o seu próprio espaço para que possa executar um determinado código. (Em termos mais técnicos esses espaços são chamados de ambientes de execução).
Isso significa que na grande maioria dos casos o código está sendo executado de maneira separada e o código dentro de um guia não pode afetar de maneira direta o código de outro guia ou mesmo de outro site.
Esse é um ótimo mecanismo de segurança, se não fosse dessa forma, os hackers poderiam escrever código para roubar diversas informações de outros sites entre outras coisas negativas.
– Ordem para execução do JavaScript:
Quando um navegador encontra algum tipo de bloco de código JavaScript, ele executa o processo na ordem.
Nesse caso, significa que você precisa ter muito cuidado com a ordem na ordem que você for colocar as coisas.
Assim, se você inverter a ordem das primeiras linhas do código, ele provavelmente não irá funcionar.
Na verdade, o que irá aparecer mesmo é um erro no console do seu navegador
Quais são as maiores fraquezas do JavaScript?
Toda e qualquer linguagem de programação tem as suas próprias fraquezas e no JavaScript não pode ser diferente.
Muitas vezes, parte do problema é que quando uma linguagem passa a se tornar popular entre os programadores, acaba existindo um incentivo extra entre os hackers entre outros usuários para encontrar brechas de segurança.
Portanto, algumas das fraquezas conhecidas do JavaScript são:
- Pode ser utilizado para executar códigos maliciosos dentro do computador de usuários;
- Nem sempre tem o suporte necessário em navegadores e dispositivos;
- Os trechos dos códigos do JavaScript tendem a serem bem grandes;
- Como pode ser renderizado diferentemente em diversos dispositivos, pode acabar ocasionando inconsistência.
Qual é a melhor maneira de você aprender JavaScript
Por ser uma linguagem de programação muito conhecida e difundida com outras opções, existem diversos blogs com vídeos, cursos online e conteúdos interessantes falando sobre o assunto.
Para que você possa aprender da melhor maneira esse tipo de linguagem, é fundamental ter uma noção lógica de programação, assim como dominar as linguagens de CSS e HTML para que possa dar o melhor suporte na sua programação.
Depois desse post, tenho certeza que você está pronto para começar a aprender JavaScript hoje mesmo para desenvolver as suas próprias ideias online.
Assim como você viu, hoje ela é uma das maiores para quem deseja se tornar um desenvolver e, portanto, saber sobre ela é o básico para ingressar na carreira.
Mas, se ainda ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.
Grande abraço e até o próximo post.