Tempo de leitura: 11 minutos
Quer saber o que é um headhunter e se vale a pena ter um na sua empresa? Então, se prepare, pois, você acaba de encontrar o conteúdo perfeito para você.
Aqui eu irei mencionar tudo o que você precisa saber sobre o tema e como ele pode lhe ajudar a melhorar a sua empresa encontrando grandes profissionais.
Vamos lá?
O que é um headhunter?
O headhunter, de maneira bem resumida é um caçador de talentos.
Normalmente ele é chamado de recrutador, onde possui características próprias, desenvolvidas ao longo da sua experiência, que auxilia no momento de encontrar talentos dentro de diversas áreas de maneira rápida.
Um bom headhunter precisa, necessariamente ter familiaridade com o universo dentro da tecnologia, entendendo assim de metodologias e linguagem de desenvolvimento para que possa maior credibilidade e segurança profissional.
Além do mais, esse tipo de recrutamento que é mais especializado diminui o tempo de execução de projetos, já que o profissional que é indicado, deve se tornar um especialista no assunto.
De acordo com pesquisas desenvolvidas pelo CareerBuilder, cerca de 45% das organizações acabam tendo cargos que não são ocupados porque não tem pessoas capacitadas para isso.
E como mencionei acima, é justamente isso que um headhunter fica responsável por fazer, levar profissionais capacitados para a sua empresa.
Contando com a parceria de um headhunter, você alinha todos os detalhes que você busca em um profissional, que deve incluir:
- Cargo;
- Pontos fortes;
- Competências técnicas e comportamentais.
Tipos de headhunter e suas utilidades
O headhunter é uma pessoa totalmente especializada no recrutamento e na seleção de candidatos, como mencionei acima.
Mas, existe dois tipos de headhunter e você precisa avaliar qual é o melhor para o seu empreendimento, atualmente.
– Headhunters Traders:
Esses são recrutadores que tem como meta apresentar os candidatos que já existem em um banco de dados em um menor tempo e com um menor custo possível.
Ou seja, são headhunters que enviam candidatos que estão disponíveis no mercado e que são mais conhecidos dentro do setor onde a empresa se encontra.
Normalmente se usa esse tipo de headhunters com grandes demandas de vagas, que necessitam de rapidez, mas com um impacto baixo de estratégia.
– Headhunters “On demand”:
Já esse tipo de consultoria tem como foco aumentar a qualidade do recrutamento dos clientes.
Assim, cada projeto que é entregue, é realizado algumas entrevistas com o objetivo de entender melhor a especificidade do cargo.
O ideal aqui é entender e resolver problemas que são cada dia mais profundos do recrutamento e seleção de pessoas.
Normalmente se busca colaboradores em empresas concorrentes ou em benchmark.
Quais são as características fundamentais de um headhunter?
– Observador:
Um profissional que atua dentro desse segmento tem como função procurar por bons colaboradores, avalia-los e apresentar para uma empresa que se interessa pelo perfil.
Assim, observar e conhecer a pessoa é fundamental para entender qual é o perfil dela e que tipo de empresa ele se encaixa.
Somente a partir dessa verificação é que será possível entender as experiencias vivenciadas , o momento do indivíduo, quais são os seus objetivos de carreira e os pessoais.
Afinal de contas, mesmo que muitas pessoas considerem que não, o trabalho e a vida pessoal precisam caminhar lado a lado para que a atuação seja efetiva nos dois âmbitos.
– Tenha uma escuta ativa:
É necessário não somente ouvir o candidato, mas também compreender o momento deles e suas habilidades.
Não vai adiantar muito conversar cerca de 2 horas com um candidato e voltar para a cada sem anotar nada do que ficou conversado.
Prestar atenção e anotar todos os pontos importantes são ações que conseguem demonstrar o interesse que irão compreender mais sobre a pessoa.
– Argumentador:
Para que ele seja um bom profissional ele precisa estudar profundamente a empresa e a vaga da qual está aberta.
Será somente dessa maneira que ele irá encontrar o candidato perfeito para a vaga, conhecendo as necessidades da empresa e o que é preciso para ocupar tal posição.
Se a vaga ainda não foi aberta, mas a empresa busca por profissionais qualificados, então o Headhunter precisa observar as características do possível candidato, para compreender qual empresa iria gostar desse tipo de perfil.
Certamente com tantas observações os argumentos para a contratação desse colaborador irão partir de maneira natural na hora de apresenta-lo a empresa.
– Negociador:
É interessante observar que uma característica acaba levando outra, como é o caso da negociação.
Nesse caso ele irá conseguir negociar se for capaz de obter argumentos precisos.
Além do mais, ele irá necessitar ser um bom negociador para falar dos benefícios que o candidato deseja, assim como o salário final.
Qual é a diferença de um RH e um headhunter
Analisando bem as características e função de um headhunter, rapidamente é possível imaginar que o trabalho dele é exatamente o mesmo desenvolvido pelo RH da empresa, Recursos Humanos, não é? Mas, não, ambas as profissões são distintas.
Um recrutador tem como foco buscar pessoas com base em seus currículos e em processos seletivos, o que inclui etapas de:
- Entrevistas;
- Testes de perfil;
- Dinâmicas, etc.
Já quando o foco é o headhunter busca por profissionais fazendo analise de diversos lugares e também em ocasiões.
Ou seja, ele não tem um local de trabalho definido, já que pode ser encontrado em diversos eventos e meios de comunicação, como festas, jantares ou mesmo caminhando.
Assim, ele não é um colaborador em tempo integral da empresa, na verdade o seu foco é apenas buscar os melhores profissionais para a empresa.
A principal ferramenta desse tipo de profissional é a rede de contato, onde ele seleciona um candidato e então seleciona a melhor vaga.
É muito comum ocorrer a partir daí uma grande ampliação do networking já que os candidatos tendem a procurar por eles e estabelecer vínculos, para encontrar um bom emprego.
Portanto, é comum dizer que os profissionais de RH são muito mais passivos, no que diz respeito ao processo, já que eles apenas divulgam a vaga e aguardam os currículos para assim começar a contatar os melhores candidatos.
Cuidados que você precisa ter ao contratar esse profissional
Assim como qualquer tipo de negócio, aqui existem algumas armadilhas que você precisa ficar atento ao contratar um headhunter.
Claro, eles podem ter a pessoa perfeita para colocar dentro da sua empresa, no entanto, é bom ficar alerta diante de alguns aspectos negativos:
– Não aceite a exclusividade:
Se você está buscando por colaboradores e busca por esses profissionais, não ouse assinar nenhum tipo de termo ou mesmo de contrato pedindo exclusividade com eles.
Por mais que ele seja muito bom no que ele faz e tenha muitos contatos, essa é uma coisa que pode acabar restringindo as possibilidades da sua empresa de obter sucesso ao encontrar um colaborador de alto nível.
Assim, evite assinar qualquer documento que exija que o headhunter seja o único que possa encontrar um profissional qualificado para a sua empresa.
Caso essa seja uma exigência feita por ele, então você deve procurar por outro.
– Desconfie das taxas:
Normalmente, quando a contratação de um headhunter é realizada, existem os honorários que são pagos com base no salário do candidato.
Ou seja, o pagamento é somente feito depois que a empresa contrata o funcionário.
Tirando isso, taxas e outros valores não podem ser jamais pagos para esses profissionais e muito menos para outros profissionais do sistema de RH dentro do recrutamento à contratação.
– Ele não está fazendo um favor para a sua empresa:
Aqui o que existe é uma relação entre profissionais, a sua empresa e o empreendedor.
Se você ainda não sabe, a fonte de renda de um headhunter vem justamente do sucesso do candidato na sua empresa ou mesmo se você for contratar.
Logo, você é, de maneira indireta, o responsável não somente pela renda dele como também pelo sucesso que ele irá estabelecer no mercado.
Como contratar um headhunter
#1 – Comece fazendo uma busca:
A primeira coisa que você precisa fazer é começar a mapear os headhunters com buscas em páginas nas redes sociais ou em motores de busca, como o Google.
O ideal mesmo é que você busque por essas pessoas no LinkedIn, já que é uma rede social focada diretamente em negócios.
Depois disso você pode criar uma lista de pessoas que acabou encontrando e selecione aqueles que tem experiencia e contatos no mercado do qual você está buscando um funcionário.
#2 – Avalie as referências dele no mercado:
Antes de você firmar a contratação, é fundamental que você primeiro, analise a trajetória do recrutador em questão.
O ideal é que ele conheça bem a dinâmica do nicho da sua empresa e que seja um recrutador conhecido também em outras áreas.
Não deixe de analisar os resultados obtidos pelo headhunter. Nesse caso, avalie a taxa de sucesso dele nas indicações de funcionários para outras corporações.
Por fim, não deixe de buscar pelas referências, seja comentários de outras pessoas ou perguntando para empreendedores que usufruíram desse serviço.
A partir desses dados você consegue ter um pequeno parâmetro de atuação dele.
#3 – Avalie o networking do headhunter:
Para que você seja um headhunter de muito sucesso, é fundamental que você mantenha uma rede de relacionamento bem dinâmica e diversificada, não é mesmo?
Bom, assim, é fundamental que você avalie isso no profissional que for contratar.
Se ele não é uma pessoa que faz networking, as chances de ele conseguir conectar a sua empresa a grandes profissionais será bem pequena.
Portanto, tente mapear quais são os contatos que ele tem dentro do mercado profissional, quais são as maneiras que ele se utiliza para construir sua rede e quais os recursos.
#4 – Considere sempre o tempo de contratação:
Outra coisa bem importante que você precisa analisar é o tempo que o headhunter irá lhe dar para encontrar o profissional ideal para a sua empresa.
Esse é um indicativo importante da sua capacidade de entregar bons profissionais que entregam resultados significativos para o seu empreendimento.
Afinal de contas, se você está buscando a ajuda dele, significa que a sua empresa está buscando um profissional para ocupar determinada vaga o mais rápido possível.
O ideal é que o período seja de até seis semanas para contratação.
Óbvio, esse é um dado que pode variar muito, mas, por isso, é importante avaliar a média dele para que você possa tomar a melhor decisão.
#5 – Faça uma entrevista:
Depois de você seguir por todas as etapas que mencionei acima você precisa entrevistar o headhunter.
Essa é uma conversa perfeita para que você possa tirar dúvidas entender qual é o perfil e de que maneira ele pode estar lhe atrapalhando.
Assim, está na hora de conferir se vocês têm ideias e dinâmicas parecidas para encontrar o melhor funcionário para a sua empresa.
Vale a pena contratar um headhunter?
Como já mencionei anteriormente, o headhunter é contratado quando se busca por um profissional qualificado e a sua empresa precisa de ajuda.
Assim, esses são profissionais especializados em buscar por candidatos com um perfil mais específico, que dificilmente são encontrados nos modelos tradicionais de recrutamento.
É um caso comum para recrutar posições para dirigir a empresa ou profissionais que sejam especializados na área.
Mas, se a sua empresa não está buscando por profissionais altamente qualificados dentro de um setor, talvez, o recrutamento e seleção pode ser perfeito para você.
É fundamental que se você optar por selecionar esse profissional você busque seriedade e mantenha o zelo da sua empresa.
Depois desse post, tenho certeza que você já conseguiu se decidir se um headhunter é perfeito para a sua empresa ou se você precisa encontrar novas alternativas de recrutamento.
Como foi mencionado durante todo esse post, é uma questão individual e que merece atenção, afinal de contas, nem sempre ele será necessário, mas em outros casos, ele pode ser fundamental.
Mas, se ficou com alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.
Grande abraço e até o próximo post.